Telefones

tenho interesse

Plaza Motors Asa Norte

W3 NORTE - 510/511, BLOCO A
BRASÍLIA - DF
CEP: 70750-526

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3799-2000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3799-2080

VENDAS DIRETAS

(61) 3799-2036

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Plaza Motors Taguatinga

QS 01, Rua 212 - Bloco C
TAGUATINGA - DF
CEP 71.950-550

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2102-0150

PEÇAS E ACESSÓRIOS

(61) 3421-7348

VENDAS DIRETAS

(61) 3421-7032

GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 3421-7000

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog PLAZA MOTORS

Erros cometidos ao instalar a cadeirinha de bebê no automóvel

O uso incorreto do dispositivo coloca a vida da criança em risco. Veja os problemas mais recorrentes durante a colocação da cadeirinha de bebê no automóvel!

A Lei da Cadeirinha 
A Resolução 277/2008 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), conhecida como Lei da Cadeirinha, regulamenta o transporte de crianças menores de 10 anos de idade.  
De acordo com a legislação, bebês de até 01 ano devem ser colocados no bebê-conforto. Já as crianças entre 01 e 04 anos necessitam usar as cadeirinhas de segurança. Por fim, aquelas entre 04 e 07 anos e meio podem andar a bordo somente sobre os assentos de elevação. 
Dessa faixa etária até os 10 anos, basta usar o cinto de segurança no banco traseiro. 
A cadeirinha de bebê no automóvel pode reduzir os riscos de morte ocasionada por acidentes de trânsito em até 71%. No entanto, ela deve ser instalada e utilizada corretamente. Caso contrário, a criança corre o mesmo perigo de quando trafega sem o dispositivo de segurança. 
Veja a seguir quais são os erros mais comuns durante a instalação da cadeirinha de bebê no automóvel
 
1 - Posicionar a cadeirinha de frente para o movimento 
A instalação de cadeirinha de bebê no automóvel para passageiros de até 01 ano de idade deve ser feita de forma com que ela permaneça virada para o vidro traseiro. Ou seja, no sentido contrário ao movimento do carro. 
Inclusive, esse cuidado é essencial para promover a sustentação do pescoço da criança caso ocorra uma freada brusca ou até mesmo uma batida. 
 
2 – Deixar a cadeirinha frouxa 
Primeiramente, seguir as instruções da cadeirinha é essencial para garantir a sua fixação correta. Afinal, o manual indica quais cintos de segurança são compatíveis com o modelo. Ali também será possível encontrar informações sobre o uso do Isofix. 
Em seguida, é recomendado verificar se os cintos estão ajustados de modo com que seja possível passar apenas um dedo entre ele e a criança. Ao mesmo tempo, para ter certeza de que o ajuste está correto, é importante checar se a cadeirinha pode se mover mais do que dois dedos para um lado ou para o outro. Se isso acontecer, é necessário apertar um pouco mais o cinto. 
 
3 – Usar uma cadeirinha inapropriada para o peso da criança 
Com o intuito de economizar, muitos pais tentam utilizar a mesma cadeirinha de bebê no automóvel por muito tempo desobedecendo os limites de peso e altura da criança. 
É extremamente necessário trocar o dispositivo quando essas características ultrapassarem a recomendação prescrita no manual. 
 
4 – Instalar a cadeirinha no banco dianteiro 
Instalar a cadeirinha de bebê no banco da frente é uma ação completamente imprudente e proibida quando o veículo possui as áreas traseira e dianteira. Além de colocar a vida da criança em risco, a atitude é passível de multas. 
Todavia, há duas exceções previstas na resolução 277: 
  
▪ A instalação de cadeirinha de bebê no automóvel poderá ser feita no banco dianteiro somente se a quantidade de crianças menores de 10 anos for superior à capacidade de lotação do banco traseiro. Neste caso, aquela de maior estatura poderá ser transportada na parte dianteira utilizando o cinto ou o dispositivo de segurança recomendado ao seu peso e a sua altura; 
▪ Naqueles veículos que possuem apenas a área dianteira, a criança poderá ser ali transportada desde que use o dispositivo adequado para o seu peso e a sua altura. 
 
Você conhecia esses erros cometidos ao instalar a cadeirinha de bebê no automóvel?  
Aproveite as ofertas da Plaza Motors e garanta um modelo equipado com um pacote completo de segurança para a sua família! 
 
Visite nossas redes sociais: Instagram e Facebook

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 3799-2000

Adicionamos você também